Tecnologia Common Rail


Bombas de Common Rail
As exigências para redução de emissões e melhores rendimentos significam que a injeção de combustível Diesel percorreu um longo caminho desde a bomba Rotativa, um produto do passado. O sistema de Commom Rail coloca agora a nova geração de motores Diesel em pé de igualdade com motores a gasolina... Leia Tudo...



Você sabe o que é Bomba Injetora?
Bomba Injetora é um sub-sistema de alimentação dos motores diesel. O sistema utilizado inicialmente em motores estacionários Rover é responsável pelo bombeamento de óleo em alta pressão, nos grupos geradores e nas grandes maquinas de navios, posteriormente nos veículos menores como caminhões e automóveis Volkswagen TDI, sendo o seu desenvolvimento a cargo do grupo Bosch.Consiste num
sistema de bombeamento mecânico a pistões que funciona imerso e lubrificado no próprio óleo combustível.
O sistema é calculado para fornecer altapressão de (Hoje chega-se a mais de 2000 Bar ) na agulha do bico (Firad)e assim vencer a contrapressão do oxigénio no interior do cilindro já comprimido. Essa operação que acontece no momento da compressão e exato instante que o êmbolo do pistão encontra-se 6º antes do ponto morto superior, uma quantidade predeterminada de combustível é pulverizado. Na realidade, as válvulas que retém o bico injetor fechado, é que cedem “sob pressão” e liberam a passagem do óleo, que entra atomizado na câmara e detona. 
Vantagens:
- um comportamento mais desportivo para o motor diesel
- arranque instantâneo
- muito baixo consumo, mesmo comparado com o common-rail
 
Desvantagens:
- menor rendimento que o sistema comon-rail
- maior ruído de funcionamento
- mais poluente que os common-rail